A Associação Bahiana de Amigos do Caminho de Santiago de Compostela – BAHIA – Brasil (ABACS-BA), foi fundada em 30 de dezembro de 2000 e constituída em 15 de fevereiro de 2001, completando 20 anos de existência, fruto da valiosa participação de seus associados. Hoje conta com um total de 608 sócios. Os peregrinos que a fundaram tinham em mente a importância de criar uma associação com a missão de orientar, estimular e preparar futuros peregrinos para o Caminho de Santiago de Compostela, levando em consideração a sua importância histórica, cultural, religiosa e espiritual.

ABACS-BA é uma instituição sem fins lucrativos, que procura preservar a essência do Caminho de Santiago e manter sua chama acesa para futuras gerações que queiram empreender uma jornada rumo ao surpreendente, ao inefável, cheio de lugares belíssimos, de histórias encantadoras e de lendas insólitas que tocam o coração daqueles que o percorrem.

A ABACS-BA desenvolve atividades voltadas para o preparo, a orientação e o estímulo dos associados para a peregrinação. Essas atividades são desenvolvidas através de cursos, palestras, caminhadas, encontros sociais e religiosos.

Os cursos de preparo são, geralmente, oferecidos duas vezes por ano. As palestras são oferecidas aos sábados, ministradas por peregrinos que já fizeram o caminho de Santiago. As caminhadas são:

  • caminhada no Parque Metropolitano de Pituaçu;
  • caminhada no Parque da Cidade;
  • caminhada Farol-Farol;
  • caminhada nas Dunas na Praia do Flamengo;
  • caminhada em comemoração ao aniversário da cidade do Salvador, na última semana de março;
  • caminhada na Reserva de Sapiranga, no Município de Mata de São Joao;
  • Caminhada de Santiago de Iguape, no Município de Cachoeira, na semana de 25 de julho em comemoração ao dia de São Tiago;
  • caminhada de Santiago de Piripiri na zona rural de Vitória da Conquista.

Os encontros sociais acontecem 1 vez por mês, num final de tarde e são denominados de "Café Peregrino", realizamos ainda o "Plantão Peregrino", que ocorre semanalmente.Como atividade religiosa temos 3 missas comemorativas, uma em 30 de maio, outra em 25 de julho e outra em 30 de dezembro.

O trabalho da ABACS-BA é reconhecido oficialmente pela “Xunta de Galícia” e conta com o apoio da Associação Cultural Hispano Galega Caballeros de Santiago através de convênio onde, os membros da Abacs, tem direito a desconto nos seus cursos de Espanhol tanto presencial como EAD.

Nos últimos 10 anos, a ABACS-BA distribuiu uma média de 120 credenciais do peregrino por ano, para o Caminho de Santiago. No momento está planejando uma parceria com a Associação Sergipana de Peregrinos para a administração do Caminho de Santa Dulce dos Pobres que envolve os estados de Sergipe e Bahia.

Em 2018, a ABACS-BA foi responsável pela organização do IX ENAP – Encontro Nacional de Peregrinos, evento sediado na cidade do Salvador, com participação de 200 Peregrinos do Brasil, Espanha, Argentina e Japão.

A ABACS-BA juntamente com as demais Associações de Amigos do Caminho de Santiago existentes no Brasil e no exterior está sempre colaborando com a sua preservação e defesa da sua missão junto aos peregrinos de todos os países.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(71) 98844-2507

Whatsapp

Instagram

Facebook

Ir ao início