Queridos peregrinos e peregrinas!

Dia 19/09/2021 será a nossa III caminhada solidária e, como de costume, tragam 3 Kg de alimentos não perecíveis. Desta vez as doações arrecadadas irão para a comunidade carente da Igreja do Pilar.

Neste dia, às 7 horas sairemos em caminhada do Farol da Barra em direção à Igreja do Pilar no Comércio, onde assistiremos a missa em homenagem a N. S. do Pilar, a ser celebrada às 9 horas. Serão mais ou menos 6 km de caminhada.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

 Esse roteiro foi escolhido pela vinculação de Nossa Senhora do Pilar e São Tiago Maior.

Conta a tradição católica que no ano 40 d.C., Maria, a mãe de Jesus, apareceu a Tiago Maior, apóstolo de Cristo, enquanto ele orava nas margens do Rio Ebro em Saragoça. Como ela ainda era viva e morava na Terra Santa, ocorreu o fenômeno chamado bilocação, significando que Maria esteva presente em dois lugares ao mesmo tempo.

Segundo a Igreja Católica, Nossa Senhora apareceu a São Tiago, acompanhada de muitos anjos, para consolá-lo e dar-lhe coragem, pois ele estava atravessando muitas dificuldades na divulgação do evangelho, na Espanha.

Durante esta aparição, Ela entregou a São Tiago um Pilar e pediu para ele construir um templo no local onde ele se encontrava e usasse o pilar como alicerce e depois retornasse para Jerusalém.

O certo é que foi construída uma capela às margens do Rio Ebro em homenagem a Nossa Senhora. Conta a tradição que ela foi construída por São Tiago. Essa capela sofreu muitas reformas e sofreu um incêndio em 1434. A sua reconstrução começou em 1681 e terminou em 1711, se tornando na atual Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Saragoça-Espanha.

N. S. do Pilar é a padroeira dos povos hispânicos e da Guarda Civil Espanhola.

Ir ao início