Todo mundo diz que viajar faz bem para alma, abre os olhos para o mundo, mas tem muita gente que escolhe lugares que descortinam o universo interior. Esse é o caso dos peregrinos, que aliam as longas caminhadas a momentos de reflexão, meditação e autoconhecimento. Os mais conhecidos são aqueles que fazem os caminhos de Santiago, por alguma das rotas que levam a Santiago de Compostela, na Espanha. Dependendo do roteiro escolhido, a caminhada leva mais de 30 dias.
Na Bahia também existem opções para os peregrinos, tanto para aqueles que estão se preparando para o percurso europeu, como para os que não têm pretensão de fazê-lo. Localizado na zona turística conhecida como Vale do Jiquiriçá, o Caminho da Paz - Bahia é uma alternativa de dificuldade média a alta. São 127 km percorridos em seis dias, com início na cidade de Amargosa (238km de Salvador) e fim na Pousada Teha (antigo Projeto Semente), no município de Ubaíra. Recomenda-se boa hidratação e bom condicionamento físico.
O Caminho da Paz - Bahia pode ser feito em qualquer época do ano, mas o período entre abril e setembro é o mais recomendado para quem prefere tempo mais fresco. Afinal, o esforço será grande para percorrer a região de vale, com muitas subidas e descidas. O ideal é sair bem cedo, com o sol nascendo.
Com o objetivo de proporcionar oportunidades de meditação, reflexão e autoconhecimento, o Caminho da Paz - Bahia foi criado em 2003 pelo médico e psicoterapeuta Antônio Presídio, fundador do Projeto Semente, que desde 1995 oferecia turismo ecológico na região e a peregrina Maria de Lourdes do Nascimento (Maria do Caminho da Paz), que depois de percorrer vários caminhos no Brasil e no exterior, sonhava por um em terras baianas. Com pincéis e tinta amarela, os peregrinos: José Antônio, Welington Muller, Roberto, Lourdinha, Jussara e Benedito, além de Maria e Presidio, partiram de Amargosa em direção ao primeiro pouso, no Alto da Lagoinha. Ao longo dos 127 km, de extensão do Caminho da Paz, as setas eram colocadas em estacas, postes, árvores e rochas.
No final de 2019 a administração do Caminho da Paz - Bahia passou a ser da Associação Bahiana de Amigos do Caminho de Santiago de Compostela – ABACS, sediada em Salvador.
O caminho é seguro e muita gente prefere fazer sozinho. Para os peregrinos que desejem fazer o caminho por conta própria, a ABACS fornece os contatos de pequenos hotéis e casas de moradores onde serão feitos os pernoites. Assim, pode-se reservar com antecedência e deixar tudo encaminhado. Por ocasião de caminhadas coletivas, a ABACS anuncia previamente as datas nas suas redes sociais e informa a previsão dos custos diários.
O esquema é parecido com outros caminhos no Brasil e na Europa: no primeiro ponto, o peregrino ganha uma Credencial e vai recebendo carimbos nos pousos que fizer ao longo do caminho. Assim, ao terminar o percurso, ganhará o Certificado de conclusão do caminho. Apesar de possuir toda a estrutura para ser feito em seis dias, o peregrino pode escolher ficar mais tempo em cada uma das paradas e explorar a região.
O Caminho é totalmente demarcado, tanto nas cidades como nas estradas. Sinalizado com setas pintadas na cor amarela, em estacas de cercas, árvores, postes e pedras.
E ai? Vamos fazer o caminho da Paz?
O primeiro passo antes de iniciar a peregrinação pelo Caminho da Paz Bahia é adquirir sua Credencial. Será a sua identificação durante todo o percurso.
A Credencial é obtida com o preenchimento da “Ficha de Inscrição do Caminho da Paz Bahia”, encontrada no site da Associação Baiana de Amigos do Caminho de Santiago de Compostela - ABACS (www.abacs.com.br). Junto à Credencial e o pagamento da Taxa de Manutenção, você recebe todas as informações necessárias: nomes de pousadas e contatos em cada localidade, pontos de apoio, quilometragem de cada trecho, altimetria, dentre outros.
Além da credencial o peregrino deverá preencher o Termo de Responsabilidade, declarando estar em perfeitas condições de realizar o Caminho da Paz.
Acompanhe a seguir o descritivo do Caminho da Paz e se inspire na jornada!
1° Dia - Amargosa ao Alto da Lagoinha 25 Km- 280 metros de altitude. Início do Caminho da Paz
- Contato: Dailson - Pousada do Bosque (75) 3634-2663
- A pousada fica na Praça do Bosque, próximo à rodoviária.
- As setas iniciam na saída da Pousada do Bosque. Ponto de referência: Igreja Matriz.
- Saindo da pousada, seguir as indicações para Baixa da Areia. Placa comemorativa dos 6 anos do Caminho da Paz Bahia.
- Km 3 - Povoado Baixa da Areia. JC Bar do Zito.
- Km 5 - Atenção neste ponto! Dobrar à esquerda, passando sobre uma ponte à esquerda.
- Km 10 - Povoado de Tauá. Bar do Cau (delicioso geladinho) em frente à Escola Municipal.
- Km 12 - Limite entre os municípios de Ubaíra e Amargosa.
- Km 14 - Bar de D. Zélia : parada para uma boa conversa com D. Zélia, regada com água de coco e suco de cacau. (Sugere-se ligar para ela no dia anterior para avisá-la pelo telefone75 99302-4291).
- Km 20 - Estação da EMBASA.
- Km 25 - Alto da Lagoinha - 365 metros de altitude.
- Contato: Edson (75) 98844-7387.
- No Alto da Lagoinha encontrará pessoas maravilhosas e acolhedoras. Você irá dormir 2 noites nesse povoado. “Dois dedos de prosa” na porta da rua com as pessoas simples dessa localidade: nota 10.
2° Dia - Alto da Lagoinha ao Morrinho de São José (ida e volta) 13 Km- 610 metros de altitude
- Até o Morrinho de São José são 6,5 Km - subida forte!
- Pegar a chave da Capela com Edson no Alto da Lagoinha.
- Logo na saída do Alto da Lagoinha pegar a estrada de barro na primeira entrada à direita.
- Km 2,7 - Bar do Natá.
- Km 6,2 - Entrada para a Capela de São José devendo entrar na propriedade por uma cancela à direita.
- Km 6,3 - Casa de Dona Maura ( responsável pela limpeza da Capela).
- Km 6,5 - Capela de São José. Um grande momento para meditação. Coloque sua pedra aos pés do cruzeiro, com o seu pedido de paz. Local para lindíssimas fotos.
- Retorno para o Alto da Lagoinha.
3° Dia - Alto da Lagoinha a Mutuípe 17 Km- 215 metros de altitude
- Contato: Hotel Portal do Vale - Edmilson ou Ene (75) 3635-1221.
- Na saída, logo no término do calçamento do Alto da Lagoinha, seguir direto na estrada de barro.
- Km 3,5 - Bar Curva dos Amigos.
- Km 6,5 - Mercearia e Bar do Gino.
- Km 8 - Bar Parada Obrigatória.
- Km 10 - Povoado Lagoa Verde - Mercadinho Sampaio.
- Km 14 - Mercadinho Unilar.
4° Dia - Mutuípe e Jiquiriçá 26 Km- 270 metros de altitude
- Contato: Hotel Vale do Jiquiriçá - Conceição (75) 3651-2179.
- A saída para Jiquiriçá é pela rua do cemitério, saindo do hotel à esquerda e em direção à Baixa Alegre.
- Poucos pontos para abastecimento.
- Chegando em Jiquiriçá, você terá de atravessar toda a cidade até encontrar o hotel.
- Aproveitar o banho na Cachoeira dos Prazeres ( verificar antes com a gerência do hotel se está aberta para banho).
- Km 10 - Bar Recanto Bela Vista.
- Km 19 - Povoado Riacho Novo. No alto da ladeira, a alguns metros antes de chegar a este povoado, encontra-se a Casa de Dona Neide, onde é servida moqueca de ovo, galinha caipira com pirão, macaxeira e o famoso jabá. (Obs.: Ligar para D. Neide no dia anterior para reservar pelo telefone 75 98812-0651.)
5° Dia - Jiquiriçá a Ubaíra 27 Km- 315 metros de altitude
- Contato : Hotel Joabe - (75) 3544-2104 ouHotel Henrique – (75) 3544-2849
- No Km 4,5 - Cachoeira do Boqueirão, vale a pena conferir.
- Km 4,5 - Bar Kioski do Vítor.
- Km 9 - Após uma pequena ponte de madeira, você encontrará uma bifurcação e forma de “cotovelo”, devendo dobrar à direita.
- Km 11 - Bar do Armário ( na bifurcação, pegue a esquerda).
- Km 12,5 - Bar do cacau (Fazenda Pedra do Ouro).
- Km 25 - Chegando numa pista de asfalto, o peregrino deverá atravessá-la e do outro lado da pista encontrará uma estreita estrada de terra que o levará até Ubaíra.Vale a pena visitar a casa onde funciona a Associação Professora Isaura, com venda de artesanato e doces caseiros. É a casa onde nasceu um dos idealizadores do Caminho da Paz, Antônio Presídio. A casa fica ao lado da Igreja Matriz.
6° Dia - Ubaíra a Pousada Teha (antigo Projeto Semente) 19 Km- 495 metros de altitude. Final do Caminho da Paz
- Contato: Fátima - (71) 99265-0442.
- Você atravessa quase toda a cidade em direção ao Riacho de Areia. Geralmente as pessoas informam, erradamente, o caminho mais curto.
- Aproximadamente no km 9, você deixa a estrada principal e entra à sua direita.
- Existem poucos pontos de apoio, então, vá abastecido com bastante água.
- Chegando na Pousada Teha, reserve um bom tempo para meditar e avaliar a sua jornada.
OBSERVAÇÕES ADICIONAIS:
- ATENÇÃO: Você tem que fazer as reservas de pernoite antecipadamente. A ABACS não presta esse serviço.
- Na dúvida, siga sempre a estrada principal. Essa é uma dica muito importante!
- O Caminho é totalmente demarcado. As setas foram pintadas na cor amarela, em estacas de cercas, árvores, postes e pedras. Fique atento!
- Bancos: só do Brasil apenas nas cidades de Amargosa, Mutuípe e Ubaíra. O horário de funcionamento é das 08:00 às 13:00 hs.
- Sugerimos que saiam cedo para evitar o sol por muito tempo. São muitas as subidas e as descidas. Requer boa hidratação e bom condicionamento físico.
Termo de responsabilidade
Pressione aqui para acessar o termo de responsabilidade
Altimetria
1° Dia - Amargosa ao Alto da Lagoinha 25 Km
2° Dia - Alto da Lagoinha ao Morrinho de São José (ida e volta) 13 Km
3° Dia - Alto da Lagoinha a Mutuípe 17 Km
4° Dia - Mutuípe a Jiquiriçá 26 Km
5° Dia - Jiquiriçá a Ubaíra 27 Km
6° Dia - Ubaíra a Pousada Teha (antigo Projeto Semente) 19 Km
Galeria de fotos