O que é?

A Credencial do Peregrino é um documento de identificação dos peregrinos que se dirigem ao sepulcro do Apóstolo Tiago, localizado em Santiago de Compostela, Espanha. É um documento que tem a sua origem nas “cartas de apresentação” e nos “salvo-condutos” que os peregrinos levavam na época medieval e lhes concedia certos privilégios.

É aconselhado que o peregrino já viaje com sua credencial, além de poupar tempo no Caminho, é mais um documento que poderá ser usado a seu favor na imigração.

Não é documento obrigatório para viajar, nem é garantia de que não se terá algum tipo de entrave nos aeroportos, mais facilitará em muito, pois os europeus, de um modo geral, mantém uma cultura milenar de respeito e acolhimento ao peregrino.

Como se usa?

Durante o Caminho, o peregrino deve recolher na sua credencial carimbos dos albergues e demais estabelecimentos de hospedagem onde se pernoita, ou de outros locais por onde transite (secretarias das catedrais, paróquias, prefeituras, restaurantes e cafés).

É na credencial que será registrado as localidades por onde o peregrino passou, comprovando que realmente percorreu o trajeto de sua caminhada. Estas marcações são feitas com carimbos, sellos em espanhol. É extremamente importante que além do carimbo, conste também ao seu lado a data do registro, em espanhol fecha.

Ao chegar nos albergues ou outro tipo de hospedagem será feito o check-in e nesse momento o peregrino mostrará seu passaporte e sua credencial, onde será colocado o carimbo do albergue e a data. Assim também será com os outros estabelecimentos, onde o peregrino poderá pedir para carimbar sua credencial, tais como igrejas, restaurantes e bares, por exemplo. Sempre constando o nome do lugar e a data do carimbo.

Para que serve?

Na prática, a credencial tem duas finalidades: (a) permitir hospedagem nos albergues ou refúgios oficiais do caminho; e (b) comprovar que o peregrino percorreu o Caminho de Santiago a pé ou a cavalo (100 últimos quilômetros), de bicicleta (200 últimos quilômetros).

Há também alguns lugares turísticos que dão descontos na visitação para peregrinos, exemplo: visitação à Catedral de Burgos etc. Normalmente, nos albergues ou centros de acolhimento ao turista, se obtém essas informações.

É com a credencial carimbada e com as datas registradas que o peregrino ao final de sua peregrinação poderá obter a Compostela ou Compostelana (Acreditação da Peregrinação ao Túmulo de Santiago) ou seja, é um certificado de que você percorreu o trajeto a pé, de bicicleta ou a cavalo. Além da Compostela, o peregrino também poderá obter a Certidão de Distância, documento que atesta a quantidade de quilômetros percorridos, em uma das vias reconhecidas como oficiais pela Catedral de Santiago. Indica o dia e o ponto de partida da peregrinação, os quilômetros percorridos, bem como o dia da chegada e o percurso pelo qual foi efetuada a peregrinação.

Para tanto, o peregrino deve recolher em sua credencial ao menos 01 (um) carimbo por dia. No entanto, nos últimos 100 quilômetros percorridos a pé ou a cavalo, ou nos últimos 200 quilômetros percorridos de bicicleta, é recomendado pegar no mínimo 2 (dois) carimbos por dia, em locais diferentes.

Na verdade, o peregrino pode pegar quantos carimbos desejar, o que não pode ocorrer é faltar carimbos, conforme orientação acima.

Os peregrinos que decidam prosseguir rota até Finisterra e que ainda tenham espaço livre na sua credencial poderão continuar a colocar selos neste documento. Caso contrário, poderá adquirir outra credencial em Santiago e prosseguir sua jornada, que ao final poderá receber a Fisterrana.

Em Santiago, o peregrino deve-se dirigir à Oficina de Acogida del Peregrino (Rua Carretas, 33), onde será colocado o último carimbo, através do qual, lhe é concedida a COMPOSTELANA.

Credencial digital do Caminho de Santiago

O caminho de Santiago também foi impactado pela pandemia da COVID-19 e as autoridades competentes, visando oferecer maior segurança aos peregrinos, criaram o projeto da credencial digital, um aplicativo móvel que fará as mesmas funcionalidades da credencial de papel. Entre aqui e obtenha mais informações.
(https://umcaminhoparatodos.wordpress.com/2020/10/04/credencial-digital-e-outras-medidas-digital-credential-and-other-measures/)

E para receber a Credencial?

A ABACS é uma entidade responsável, autorizada pela Igreja Compostelana, para a gestão e distribuição da “Credencial do Peregrino”.

A Credencial do Peregrino é fornecida mediante o cumprimento de todas as condições para poder recebê-la: apresentação do bilhete de passagem e passaporte ante a pessoa responsável pela entrega da credencial e preenchimento de uma ficha de cadastro abaixo.

Após preencher a ficha, aguarde nosso contato para agendarmos o dia e local de entrega.
O Kit Credencial é gratuito para os associados que estiverem em dia com a anuidade e para os demais peregrinos têm um custo de R$ 50,00 (valores sujeitos a atualização).

Faça seu cadastro no portal e solicite a sua. Pressione aqui para se cadastrar.

 

Ir ao início