Santiago do Piripiri

CAMINHO DE SANTIAGO DO PIRIPIRI

Vitória da Conquista, Bahia.

O caminho de Santiago do Piripiri foi implantado pela ABACS, Associação de Bahiana de Amigos de Santiago, e percorrido pela primeira vez em 26 de abril de 2009 num dia de outono, a uma temperatura de 20º C.

O caminho fica localizado na Serra do Piripiri *, no município de Vitória da Conquista, na Bahia, numa altitude média de 850 metros, com uma extensão de 21 km, começando na BR 415 a 11 km do Anel Rodoviário, no Ibc-Capinal (14º 59’ 28” / 40º 48’ 02”).

O caminho se estende ao longo de fazendas de café e pecuária, passando em matas ainda intactas, cruza o Rio Piripiri e o Rio San Tiago, este assim batizado em homenagem ao Padroeiro, passando nos pontos Bem-Querer, Companheiros e chegando na Fonte do Rios de Conquista, onde na sombra das árvores de paus-ferros no Monumento ao Príncipe Maximiliano foi fixada uma placa talhada em madeira de lei instituindo o Santiago do Piripiri.

Este Caminho representa um dia de caminhada no Caminho de Santiago de Compostela e ajuda aos futuros peregrinos a se condicionarem para a jornada na Espanha ou Portugal.

O Caminho implantado e sinalizado, estará sempre pronto para qualquer um que queira fazê-lo, a qualquer dia do ano.

A cidade base é Vitória da Conquista, que possui uma excelente estrutura de hotéis, restaurantes e atrações turísticas interessantes como o famoso Cristo Crucificado da Serra do Piripiri, do artista Mario Cravo, o Poço Escuro , uma reserva florestal onde nasce o Rio Piripiri, o Monumento ao Príncipe Maximiliano onde fica a Fonte dos Rios de Conquista, o Memorial de Jacy Flores com a história das famílias fundadoras do Arraial da Conquista , o Jardim das Borboletas em frente à Catedral de Nossa Senhora da Vitória, a Feira Sertaneja realizada aos sábados, e vários casarios do início do século XX, chamando à atenção que os brasões nas suas fachadas tem quase sempre mulheres como proprietárias.

O Caminho é todo em terra, e recomenda-se aos participantes usarem roupas para trilhas, tênis ou bota com meia confortável, levarem água e lanches. O melhor horário para o início da caminhada é as 07 horas, dependendo do passo a chegada é em torno das 12 horas.

Os fundadores deste caminho no ano de 2009 foram Marcelo Flores e Virginia Lima, sócios da Abacs.

*Piripiri, é uma palavra da língua dos nativos índios mongoiós. Piri significa Taboa, planta aquática das lagoas da serra, e Piri Piri é o aumentativo, ou seja, muitas Taboas que ainda hoje estão na serra.

Venha caminhar no Caminho de Santiago do Piripiri.