Caminho da Paz

O Caminho da Paz é uma caminhada de 127 km de extensão, iniciando na Cidade de Amargosa, no Estado da Bahia, com chegada no “Projeto Semente” – um Ponto de Luz nas montanhas do Vale do Jiquiriçá em Ubaíra. É o primeiro do gênero no Nordeste do Brasil, aos moldes de outros Caminhos do mundo inteiro.

Como fazer

O primeiro passo antes de iniciar a peregrinação pelo Caminho da Paz é adquirir sua credencial. Será a sua identificação durante todo o percurso.

Na cidade de Amargosa, 240 km de Salvador, na Pousada do Bosque, primeiro ponto de apoio do Caminho, você adquire a credencial e todas as informações necessárias: Nomes de Pousadas e contatos em cada localidade, pontos de apoio, agências bancárias e horários de funcionamento, quilometragem de cada trecho, etc.

Todo o Caminho está demarcado com setas amarelas.

Como começou

No dia 09 de Novembro de 2003, Domingo, Antonio Presidio (44 anos) e Maria de Lourdes (64 anos), e mais 6 peregrinos, abriram o Caminho da Paz. A humanidade estava recebendo das montanhas do Vale do Jiquiriçá, a mais nova intenção de Amor, Paz e Fraternidade. Maria de Lourdes, ao lado de Presidio, comandou toda a demarcação e contatos com as comunidades, era a alegria em pessoa.

Com pincéis e tinta amarela, os peregrinos: José Antônio (62 anos), Welington Muller (48 anos), Roberto (45 anos), Lourdinha (66 anos), Jussara (44 anos) e Benedito (64 anos), além de Maria e Presidio, partiram de Amargosa em direção ao primeiro pouso, no Alto da Lagoinha. Ao longo dos 165 km, de extensão do Caminho da Paz, as setas eram colocadas em estacas, postes, árvores, pedras, etc.

Quem faz o Caminho da Paz

A peregrinação é uma constante na vida dos homens, haja visto que pessoas como Moisés, Abraão, Sidarta, Jesus Cristo, Tarso e outros, através da peregrinação consolidaram suas idéias e pensamentos. Em vários trechos da bíblia se lê relatos sobre peregrinações. É também, fazendo uma caminhada que às vezes, entre outras coisas e acontecimentos bem refletidos, se vê, se comprova e convive com a simplicidade, a pureza, a solidariedade, fraternidade que existem e são preservadas na vida do homem do campo.

Fonte: http://www.projetosemente.com.br

7 comentários em “Caminho da Paz

  • 8 de abril de 2016 em 23:21
    Permalink

    Boa noite amigos , estou com muito interessado em fazer a caminhada de Santiago Compostela , gostaria de saber os primeiros passos

  • 8 de maio de 2016 em 22:08
    Permalink

    Boa noite, amigos, estou interessado em fazer o caminho de santiago de bicicleta. Procuro informações.

  • 17 de junho de 2016 em 1:27
    Permalink

    Olá amigos!
    Tb tenho interesse em fazer o caminho mas ainda estou no início da preparação.

    Gostaria muito de manter contato, quem sabe poderíamos planejar algo?

    Graça

  • 27 de julho de 2016 em 7:53
    Permalink

    Além das caminhadas aos domingos no parque de Pituaçu, como preparação para o caminho de Santiago, pretendo participar do caminho da paz em 7 setembro/16.
    Eventos promovidos pela associação.
    Convido a todos a participarem.

  • 6 de outubro de 2016 em 12:37
    Permalink

    O Caminho da Paz no seu décimo terceiro aniversário convida os amantes de caminhada para a concentração na Cidade de Amargosa no dia 29 de outubro.
    A Pousada do Bosque está apta a receber.
    Também os acompanharei com a assistência devida.
    Obrigada
    Ma ria do Caminho da Paz.

  • 30 de janeiro de 2017 em 15:58
    Permalink

    Boa tarde,obrigada por semear está luz,alegria em nossas caminhadas. Conhecia essa maravilha em Amargosa,agora tenho alegria de poder faze-la. Tem em alguma data especifica?Pois estou me preparando para fazer Compostella agora em maio/2017. Vi que tem outros andarilhos se preparando,se houver possibilidade de trocar dicas,sejam bem vindos.
    Sou capixaba,faço os Passos de Anchieta,aqui no ESanto, é sempre no feriado de corpus chist.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *