CREDENCIAL DO PEREGRINO

O que é?

A Credencial do Peregrino é um documento de identificação dos peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela. É um documento que tem a sua origem nas “cartas de apresentação” e nos “salvo-condutos” que os peregrinos levavam na época medieval e lhes concedia certos privilégios.

Para que serve e como se usa?

Na prática, a credencial tem duas finalidades: permitir acesso aos albergues ou refúgios oficiais do caminho, e comprovar à chegada a Santiago que se percorreu o caminho a pé, de bicicleta ou cavalo de modo a obter a “Compostela” .

Nos Albergues de Peregrinos a apresentação da Credencial é condição fundamental para ser recebido. Para isso, durante o caminho devem ser recolhidos carimbos dos albergues onde se pernoita, ou de outros locais por onde se passe (secretarias das catedrais, paróquias, prefeituras e restaurantes que carimbam a credencial).

Para a obtenção da “Compostela”, é necessário que o peregrino comprove ter efetuado a pé os últimos 100 km ou os últimos 200 km de bicicleta.

Os peregrinos que continuarem a sua peregrinação até Finisterra, poderão além de carimbar a sua “Credencial”, também receber um documento semelhante a “Compostela”, apenas com o nome de “Finisterra”.

Em Santiago

O Peregrino deve se dirigir à Oficina de Acogida del Peregrino (Rua Carretas, 33), são recebidos e recebem o último carimbo, através do qual, lhe é concedida a COMPOSTELANA, que é a certificação oficial para quem faz a peregrinação.

E para receber a Credencial?

 A ABACS é uma entidade responsável, autorizada pela Igreja Compostelana, para a gestão e distribuição da “Credencial do Peregrino“.

A Credencial do Peregrino é fornecida mediante o cumprimento de todas as condições para poder recebê-la: apresentação do bilhete de passagem e passaporte ante a pessoa responsável pela entrega da credencial e preenchimento de uma ficha de cadastro abaixo.

Após preencher a ficha, aguarde nosso contato para agendarmos o dia e local de entrega.